Frederico Varandas ainda não conseguiu ‘descalçar a bota’ do passe de Geny Catamo. O Presidente do Sporting vem negociando há vários meses com o Amora, mas sem sucesso. Junaide Lalgy, revelou que o entendimento entre os clubes está bastante complicado e não está perto de chegar ao fim.
“O direito para comprar perdeu validade. Neste momento, as partes interessadas têm de se sentar para chegar a um acordo”, garantiu o presidente da Associação Black Bulls, afirmando que Frederico Varandas terá um problema em mãos.
Vale recordar que o futebolista chegou ao Sporting a custo zero, com possibilidade de os leões resgatarem os 75% ao clube do Seixal por 600 mil euros, de forma faseada. No entanto, o prazo expirou e o moçambicano ganhou destaque na equipa. Agora com cláusula de 60 milhões de euros, se saísse no inverno, os leões só recebiam 25%. Dos 75% em posse do Amora, os Black Bulls detém 85% do valor económico.
Em 2023/24, Geny Catamo – avaliado em 8 milhões de euros – leva 41 jogos ao serviço do Sporting. Ao longo dos 2.401 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências.
Apesar de ter ‘oferecido’ a vantagem aos dragões, aproveitada por Evanilson, o jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica, ao bisar e arrecadas três pontos importantes para as contas do título.
O jogador de 23 anos estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028.