Jota Silva, a quem o Sporting tem um plano para garantir o avançado, tal como noticiado em Exclusivo pelo Leonino, continua a ser peça-chave no Vitória de Guimarães – tendo sido ele que deu o triunfo aos conquistadores na visita ao Floriana, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência – e, mesmo com diversas propostas em cima da mesa, o ponta-de-lança apenas pensa em ajudar a equipa, a nível desportivo e financeiro.
Com base em informações divulgadas pelo diário desportivo O Jogo, o atleta de 24 anos, tem-se mantido afastado do processo de uma eventual transferência e continua a dar tudo por tudo para ajudar o clube minhoto a atingir os objetivos pretendidos para a nova época.
Contudo, vale salientar que o contrato de Jota Silva termina em junho de 2025, pelo que o tempo não se encontra a favor dos vitorianos.
Ao que tudo indica, o avançado pretende seguir aquele que considera o melhor caminho para a sua carreira e atuar num dos clubes da Premier League, sendo que na próxima época já não deverá representar o D. Afonso Henriques. No entanto, não gostaria de vestir outra camisola sem antes dar lucro ao clube que foi a sua casa nos últimos anos.
O Sporting pondera avançar em breve, assim como os portistas. A direção de André Villas-Boas procura um empréstimo com opção de compra no final da época, visto que não tem qualquer possibilidade de um investimento neste mercado de inverno.
Em 2023/24, Jota Silva fez a melhor época da carreira, o que fez disparar o seu valor de mercado para os 12 milhões de euros. O extremo realizou 42 partidas: 33 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, duas na qualificação para a Liga Conferência e uma na Taça da Liga. Nos 3.459 minutos que realizou, o internacional português marcou 15 golos e fez sete assistências. O extremo, que tem contrato com o emblema minhoto até 2025, está também na rota do Panathinaikos, emblema a quem o Sporting pretende contratar Fotis Ioannidis.